Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


A adopção de crianças por casais homosexuais

por TM, em 17.09.04
A pedido de um leitor do nosso blog, um grande amigo meu, que lançou a possibilidade de fazer um post sobre este tema, nem pestanejei e obviamente vou fazer-lhe a vontade. Começo por dizer que este é sem dúvida, na minha opinião, o caso mais difícil de comentar sobre o qual alguma vez escrevi... E é difícl por que está estreitamente ligado ao assunto do post anterior, onde referi a minha aceitação perante a escolha da homosexualidade, se bem que neste caso estou um pouco renitente, para não dizer muito! É óbvio que se um casal homosexual adoptar uma criança ela irá ter, no caso de os pais (ou mães) assim o entenderem, a sua escolha sexual condicionada, pois eles podem de alguma forma levar o seu filho a tomar uma escolha apoiada na dos seus pais. Os homosexuais defendem-se dizendo que támbem os filhos de pais heterosexuais são condicionados nas suas escolhas sexuais...parece que é verdade, sem dúvida, mas é claramente a digamos "forma das coisas", é aquilo a que estamaos habituados, ou seja um homem e uma mulher amarem-se e procriarem (não na ideia de terem sexo só pela procriação e apenas para manter a "espécie"...), o que vai ser posto em casa pelas opções homosexuais. É uma questão muito problemática, mas ponderando os prós e os contras, no caso de ter de responder sim ou não à permissão da adopção por casais homosexuais, a minha resposta seria com toda a certeza não! Talvez não tenha sustentado bem a minha opção, mas parece-me aquela que possui maior bom senso da parte das pessoas. Talvez a mentalidade das pessoas, e mesmo a minha, não esteja ainda preparada para tal mudança de hábitos na nossa sociedade...embora essas mudanças sejam cada vez maiores e mais facilmente identificáveis. Gostaria pois de agradecer ao meu amigo Martins por ter colocado este assunto como um possível tema a ser comentado por mim, a ele e a todos os que comentam os posts deste blog o meu muito obrigado. Continuem a deixar nos comentários possíveis temas para que continue a haver um debate acesso mas moderado e racional sobre os assuntos problemáticos da nossa sociedade. Saudações Adoptivas

Autoria e outros dados (tags, etc)

Publicado às 02:19


27 Comentários

De TDias a 10.02.2010 às 21:49

Espero que desde 2004 já tenha tinho oportunidade de repensar a sua atitude perante a adopção por parte dos homossexuais. Se entretanto a vida não lhe tenha proporcionado um debate pessoal sobre o tema, gostaria de relançá-lo e deixando aqui alguns items para reflexão:
- Igualdade de direitos: Um casal de lésbicas pode criar um filho (legítimo de uma delas) e assim constituir uma família,pois não precisam de adoptar,basta optarem por inseminação artificial. Porque não têm os homens o mesmo direito de constituir uma família?
- Preconceito: Uma coisa é dizer que a sociedade portuguesa não está preparada neste momento; que estes adoptandos serão descriminados na escola etc etc... e outra é ser contra a esta opção por simples preconceito!
A sociedade está em constante mudança, dizem, caminhamos para a perfeição das relações humanas, estamos na era da Defesa dos Direitos Humanos, então porque não trabalhar verdadeiramente nisso e investir mais numa educação baseada no respeito à diferença? Garantidamente uma criança a quem não foi incutida a ideia "eles são diferentes, eles são gays, são filhos de gays", não irá ter uma atitude negativa perante o caso. As crianças são o nosso futuro, deste modo, o problema "a sociedade não está preparada" pode estar a uns passos de se concretizar.
- "Filhos de gays serão gays": Se assim fosse, filhos de heterossexuais não se revelariam Homosexuais/lésbicas. Ainda, está provado cientificamente e em estudos desenvolvidos a longo prazo por psicólogos que não é a educação que determina a orientação sexual de uma pessoa. Ainda, como referi acima, há filhos de duas mães, isto é, lésbicas que criaram o seu próprio filho...e a opção sexual "das mães" não foi "ensinada" ou "transmitida" aos filhos, desenvolveram-se natural e biologicamente como heterossexuais.
Por último, afirmam que crianças adoptadas por casais homossexuais serão crianças sofridas, com problemas etc etc... Já parou para pensar nas milhares de crianças que quase nascem nos orfanatos e que se vem forçadas a construir a sua personalidade sem o background familiar mínimo para se tornarem adultos socialmente saudáveis, capazes de definirem o seu próprio projecto de vida e integrarem-se completamente na sociedade? Acha que essas cianças, futuros adultos que vivem hoje nos nossos orfanatos, seriam menos felizes e mais sofredoras por terem sido adoptadas por homossexuaus?Por terem um local ao qual pudessem chamar de lar?Por terem amor e apoio incondicional?
Para já não referir que é difícil sair do circulo vicioso que é orfanato -> criança com carências -> adulto com carências -> Desequilibrio familiar -> abandono -> orfanato !
Bem...Espero ter-lhe despertado um desassossego dos pensamentos...atenuado pela sintonia das minhas palavras.

Cumprimentos,
TDias

De TM a 11.02.2010 às 18:09

Olá TDias,

Aproveito apenas para lhe agradecer os comentários e confirmar que, de facto, de 2004 para cá, a minha opinião mudou. Estamos de acordo.

Saudações

De Tiago Santos a 19.03.2010 às 17:24

Amigos concordo com alguns pontos a favor e outros contra.

A favor, primeiro, realmente, pelo que li noutro comentário é perfeitamente possível adoptar crianças sendo homossexual ou não.

segundo,é indubitavelmente possível que um filho com pais homossexuais de em heterossexual (embora será menos provável condicionando assim a existência de mais homossexuais o que também não é por ser preconceituoso que não concordo mas sim por achar que está biblicamente errado. Algumas excepções, embora errado, penso que se deve respeitar e tal, não regra...).

não concordo, por exemplo, que as crianças serão tão felizes como qualquer outra. Existe sem dúvida a possibilidade de serem aceites e etc. mas certamente que serão também rebaixados e vexados por outras crianças e mais tarde talvez adultos até também.

deste modo, concluo dizendo que pesando os prós e os contras (porque embora vexadas e gozadas, serão certamente mais felizes com pais que sem pais), concordo com uma melhoria dos orfanatos arranjando mais pessoas para "amarem" as crianças e não a solução de adopção por parte de casais homossexuais.

De Maria a 09.06.2010 às 03:30

"uma melhoria dos orfanatos arranjando mais pessoas para "amarem" as crianças e não a solução de adopção por parte de casais homossexuais."

Você deve viver num mundo à parte...e como é que os orfanatos vão arranjar mais pessoas para amarem as crianças? Vão recrutar? Pensa que amar e educar uma criança é assim? O que não falta são crianças que nunca na vida serão amadas por pais ou mães, basicamente porque são pouco adoptáveis, por serem mais velhos, de raça diferente, com deficiências, etc.
Quantos mais pessoas poderem adoptarem, melhor.
Obviamente a orientação sexual dos pais não pode ser factor de exclusão. E não me venham com a história dos miúdos poderem ser gozados na escola. Não é isso que os vai destruir, mas sim chegar a casa e não ter qualquer apoio ou defesa. Não tenho nenhuma característica especial e toda a vida fui gozada na escola. Porquê? Gostava de ler e era boa aluna e algo introvertida. O que me fazia sofrer realmente? Ser gozada irritava-me mas o que me fazia sofrer era chegar a casa e não ter qualquer apoio nada que me fizesse perceber que quem gozava não tinha razão. É isso que destrói as pessoas, não a gozação em si.
E já pensaram como será a vida dos miúdos que sejam homossexuais e sejam criados por pais heterossexuais homofóbicos? Quando se adopta, ninguém sabe se a criança será ou não homossexual, e se for? Acham que heterossexuais homofóbicos vão saber apoiar esse jovem? O que deve ser factor de exclusão relativamente à adopção é a homofobia e não a orientação sexual de ninguém.

De Anónimo a 20.10.2010 às 23:35

Complicado o assunto e interessantes os diversos comentários.
Honestamente e seguramente influenciado pelas minhas origens e formações, tenho muitas dúvidas ainda e, por isso, deixo duas observações:
Sabendo de quanto agressivas as crianças são nas escolas uns para os outros que resistências emocionais teriam estas crianças ao serem apontados e humilhados diàriamente pelo fato de terem sido adoptadas por homossexuais?
Não interrogarão mais tarde a sociedade (ainda maioritáriamente hetero ) e todos nós sobre tal condição?

De I. canhoto a 12.11.2010 às 02:16

Eu concordo com a adopção de casais homossexuais, concordo com o que foi dito, quando se diz que a mentalidade das pessoas ainda nao esta preparada para essa mudança. Mas como os heterossexuais desejam ter filhos, os homossexuais também o desejam, sao pessoas como nos! com os mesmos direitos que nos temos! E ponho uma pergunta, SE UM CASAL QUE MAL TRATA OS FILHOS PODE TE.LOS EM SUA POSSE, PORQUE É QUE UM CASAL HOMOSSEXUAL QUE PODE EDUCAR, DAR.LHE CARINHO E AMOR NAO PODE TER UMA CRIANÇA???

eu nao sou homossexual, mas tenho um modo de ver as coisas que muitas das pessoas podiam ter.

De marta a 15.11.2010 às 22:30

eu so tenho 16 anos... ainda nem direito a uma opinião tenho.. xD

mas sincerament acho que se eu fosse adoptada não queria ser criada por duas mulheres, ou por dois homens..

ora vejamos, o mundo é feito de homens e mulheres e a natureza determinou que uma mulher e um homem tinham um bebé.... que uma planta fêmea e uma macho tinhas plantinhas... e blabla

ora, quem raio é o ser humano para trocar isto tudo? se um homem quer viver eternamente com um homem tudo bem.. mas não é muito justo que se possa alterar as leis naturais, como conceder o prazer de criar uma criança a quem fez escolhas para não a ter... sou contra a adopção de crianças por homossexuais, e minha juventude nao me chamem "retrógada!!" :P

De Enevy a 05.09.2011 às 13:39

Eu acho que isso ainda tem que ser mais estudado e suas "consequencias" ,...

Eu Conheço casais homossexuais e não tenha nada contra isso mas já debati varias vezes acerca do assunto Não vou aprofundar mas digo o porque.

Em primeiro lugar deviam se preocupar mais com o que as crianças Desejam ou nessesitão . Não se esqueçam do facto dessa criança ser apontada pela sociedade preconceituosa Pois teriam que estar mais atentos a adaptação da criança.

Mas concordo pela adopção de crianças que tenham a consciência e hipótese de dizer o que pensam e se importam-se ou não de ter pais do mesmo sexo. Nesse aspecto acho que se deve ouviu a opinião da criança.

POde parecer preconceito o que estou a dizer , mas a muitas coisas que fazemos que não temos noção na se aplica só aos casais do mesmo sexo , mas devia de haver mais estudos e mais informação. E que quero dizer e qual o impacto psicológico nas crianças adoptadas. Já nos casais de sexos diferentes a ausência do pais ou da mãe criam por vezes patologias.. etc

Mas com os melhores comprimentos acredito na capacidade dos casais do mesmo sexo serem bons pais .

De Mónica Cruz a 25.02.2012 às 00:15

Às vezes, esta sociedade ainda me choca. Hoje, foi reprovado pelo governo a adopção por casais homosexuais.
Este país é comandado por pessoas que tudo fazem por manter-se ignorantes, é para lá do imaginável. Com isto, apenas "pegam" a sua ignorância e falta de interesse ao povo que insiste em reprovar.
O mínimo que podiam fazer como prova de respeito para com os casais homosexuais era perquisar alguma coisa de jeito, para puderem fazer votos suportados, e não andarem a afirmar ridicularidades como estas. Pena também que esta sociedade retrógrada não perca 1 minuto para abrir horizontes e aprender aquilo que a ciência nos tem para nos mostrar.

São tantos os artigos que provam cientificamente que a causa da homosexualidade é biológica! Genética!! Deixo-vos um único link. Porque quem quiser saber mais, não tem de fazer muito para encontrar informação sustentável... http://www.guardian.co.uk/science/2008/jun/16/neuroscience.psychology

Com isto, deixo a minha opinião pessoal:
- Crianças abandonadas em orfanatos e instituições, são aos pontapés! E infelizmente, há mais crianças que pais. Eu não acredito que qualquer criança prefira viver sem ninguém que com uns pais (ou mães) homosexuais.
- Eu acho que há muitos casais homosexuais com plenas capacidades e aptidões para ter um filho do coração. Sim... são necessárias capacidades e aptidões! Mas para os casais heterosexuais também não são??? Avaliem!
- Qual é o medo? Que se "pegue"? Que influencie? Pff, menos ignorância... Como a ciência comprova, NÃO É UMA ESCOLHA! Se a criança for homosexual, é! E não é porque viveu nesse meio! Uma criança de raça negra não fica mais branca pelos pais adoptivos o serem! É uma característica! Está estampado no ADN de cada um a nossa orientação sexual. Apenas não está escrito como cada um lida com isso.
- Desvantagens? Claro! Não é necessário escrever que desvantagens existem por ter pais do mesmo sexo... E então? Também eu tenho um de cada sexo e tem desvantagens!!
- E porque pode uma pessoa solteira adoptar? É mesmo preferível ter dois pais do mesmo sexo que um pai solteiro?? O Mundo está perdido com tais mentalidades...
- Ou seja... Estes pais (ou mães), para passarem voluntariamente por toda a discriminação que passam "apenas" pela sua criança, é porque já a amam a demais. E que criança não amava ter quem cuide dele...?

Lá está, ainda me choca a ignorância deste país... :\

De Anónimo a 06.03.2012 às 01:33

N tenho nada contra homosexuais, muito pelo contrario. Cada um faz as suas escolhas e opçoes.. Deve ser duro para algum sentir que é uma coisa que não é, sentir-se aprisionado a si proprio.. Mas adoptar uma criança! Atençao que n se fala de um cãosinho ou um gatinho, é um ser humano com sentimentos. Que irá ela pensar quando se aperceber que os seus colegas têm um pai e uma mãe? Mesmo que fosse possivel a sociedade descriminaria, infelizmente, e quem sofreria era a criança. Na escola ninguem é mais cruel que as proprias crianças mesmo sem saberem..

De anokas a 28.05.2013 às 00:32

Eu penso que há crianças em instituições que ninguém as quer, pela idade pela raça por terem doenças. O que será melhor para estas crianças, ficarem nas instituições ou terem 2mães ou 2 pais?

Comentar Post


Pág. 2/2



"What they did to me... What I am... Can't be undone!"


calendário

Setembro 2004

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930