por TM, em 04.11.04
Este post vai ser dedicado a duas pessoas que durante o último ano e pouco têm tentado fazer de mim uma pessoa mais culta, mais inteligente, ou seja, mais Homem no verdadeiro sentido da palavra, de pessoa realizada. Essas pessoas são o meu professor de Publicidade, Luís Rasquilha e professora de Sociologia, Rita Espanha! Neste momento não atravessam uma situação nada positiva. E porque? Porque não têm contrato assinado com a minha Universidade e estão na eminência de abandonarem o instituto.
Penso que nesta altura temos que ser coerentes. E claramente, ser coerente não é ameaçar não pagar a faculdade...mas alguém acredita que a Direcção se sinta pressionada por causa disso? Só quem acreditar, ainda, no Pai Natal...
Acho de bom grado que se demonstre o apoio aos professores, mas sempre com o sentido daquilo que se faz, pois não pagar a faculdade, ou melhor, ameaçar não pagar, porque no final todos pagam, e todos no dia 8 para não levaram multa, não é de forma alguma o caminho a seguir. Uma demonstração de força, ou de querer resolver os assuntos à força, faz normalmente com que ela se volte contra nós...mas ok, o Bush ganhou as eleições...
Apoio a tentativa de falar com a Direcção, de fazer manifestações e abaixos assinados, mesmo considerando que não teram efeitos práticos na decisão, o que é certo é que demonstram o apoio dos alunos ao corpo docente.
Confesso que tenho um carinho especial pelos dois professores, pois ambos cultivam uma relação de amizade com os alunos, o que torna as próprias disciplinas mais interessantes. Mesmo assim, confesso que sentiria mais a falta da minha Professora de Sociologia, amante, tal como eu, da 7ª arte, com um conhecimento vasto na matéria. Iria perder as únicas aulas em que falamos de cinema, coisa com que tenho forte ligação, e iria perder alguém que consegue transformar uma máteria já de si chata, em algo suportável e até passível de aceitação e que poderá suscitar interesse.
Mas obviamente, também o meu professor de Publicidade, por ser um "crânio" da matéria, seria uma perda enorme, não insubstituível, pois como se costuma dizer, de pessoas insubstituíveis está o cemitério cheio, mas alguém de gosta de dar aulas, que torna as aulas interessantes e que sabe do assunto como ninguém!
Neste momento mais do que dizer que não pago as propinas, que vou protestar com a direcção, que vou falar do caso para a TV ou que vou fazer manifestações, acho essêncial dar o meu apoio total a estas duas pessoas com quem tenho convivido durante o último ano e espero continuar a conviver! Porque para sermos os melhores temos que ser ensinados pelos melhores...
A eles o meu agradecimento pelos conhecimentos transmitidos, pelos bons momentos vividos e pela relação de amizade professor/aluno que foi criada! Aos dois desejo as melhores felicidades, dentro ou fora do INP, porque a honra e o orgulho não se compram nem ensinam nas Universidades, ou se nasce com eles ou então não se consegue ter!
PS: Destacar também o facto de mesmo já estando a passar por esta situação à algum tempo, nunca o terem deixado transparecer para nós, alunos, pois a boa disposição só era mesmo afectada pelo mau comportamento geral da turma... mais uma demonstração da dimensão das pessoas em questão!
Saudações Académicas
Autoria e outros dados (tags, etc)