por TM, em 21.04.05
As eleições não me dão descanço. O psicológico posso bem com ele, o fÃsico é chato mas aguenta-se, mas o confronto de personalidades parece ser o mais desgastante.
Quando aceitei ser o candidato a presidente pela minha lista, cargo ao qual já tinha rejeitado concorrer anteriormente, desde logo disse que aquilo que pretende-se teria que ser tido em conta de forma muito relevante. Mas as pessoas parecem querer fazer tudo à sua maneira, o que não me agrada.
A outra lista desde cedo tentou "comprar" votos com ofertas. Desde logo disse que não me parecia o mais correcto. Após o debate, a minha lista, e esta é a palavra correcta, borrou-se! E não percebo qual a razão...Mas afinal que queriam eles? Que os outros, por serem caloiros, se deixassem derrotar num simples debate só porque vinhamos trajados?
No fim do debate todos procuravam apoios e patrocÃnios para poderem igualmente dar coisas...MAS PRA QUÊ? Por amor de Deus...Será que só assim conseguem fazer polÃtica, dando coisas para comprar a opinião de cada um? Se ganharem as eleições vão sentir-se realizados sabendo que ganharam porque deram algo mais valioso do que a lista adversária? Eu não! Quero ganhar por ser melhor, quero ganhar por transparecer mais confiança e capacidade, por ser mais credÃvel. Não quero porque ofereci coisas melhores. Não quero gnahar porque fiz um convÃvio e ofereci cafés e pedi à tuna para tocar. Porque se ganhar assim não vou ficar feliz, e porque se perder assim os restantes membros vão levar a maior chapada de luva branca que alguma vez já levaram.
Depois temos a enorme preocupação em falar com todos os cursos, mesmo que para isso seja preciso sair do Instituto a altas horas, passando por algum medo aqueles que vivem em zonas mais delicadas, o que nem é o meu caso. Mas porque? Isto é muito importante, estou a levar tudo muito a sério, como levo tudo em que me meto, mas será preciso levar isto até à exaustão? Ao quererem facilitar a vitória só estão a dificultar a própria derrota e a desanimar quem acredita que a polÃtica ainda pode ser bem feita.
Pensar em gastar dinheiro do nosso bolso só pra fazer um convÃvio para conquistar fotos é surreal...não temos um orçamento dado, saà do nosso bolso, do bolso de quem se esfola todos os dias para que eu tenha comer na mesa...não posso aceitar!
As coisas têem que mudar! Já no debate e perante um questão para a qual, declaradamente não tinhamos resposta, fui claramente desauturizado, ao dizer que não queria responder, e surgindo da minha lista uma resposta...pergunto se será isto normal? A questão posta não tinha resposta, havia uma irregularidade, e tentarmos justificá-la só nos faria cair no ridÃculo, pois por muito que argumentase-mos nada havia a fazer. Eu só defendo coisas nas quais acredito e onde sei que tenho razão. Não posso defender um airregularidade, mesmo que essa me prejudique. É a minha maneira de ser, e não vai mudar. Acredito muito na pessoa que sou, nos meus princÃpios e sei que o que faço é o mais correcto. Só queria que me explicassem o sabor de uma vitória conquistada a qualquer custo, mas oferecendo coisas, tentando dar a volta à cabeça das pessoas. Eu ainda acredito em credibilidade, confiança e prestÃgio. Mas falta saber se quem está errado sou eu...
Finalizo dizendo que acredito na vitória da minha lista. Sei igualmente que as pessoas que a constituem não fizeram tudo o que relatei por mal, é o medo de perder para quem eles julgam inferiores que os fez actuar assim, um sentimento de obrigação de ganhar. Eu respeito e muito o meu adversário. Mas quero ganhar. Agora não me peçam para fazer coisas irracionais para isso. No fim são os alunos que escolhem, e é neles que deposito toda a minha confiança, esperando que eles depositem a deles em mim!
PS: " As crÃticas não me abalam. Os elogios não me iludem. Sou o que sou e não o que dizem "
Saudações Presidenciais
Autoria e outros dados (tags, etc)