Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]


O papel do Mister

por TM, em 06.01.15

A influência de um treinador nos seus jogadores, seja em que desporto for, é imensa. E é-o tanto positiva como negativamente. Mas, ainda que essa influência seja determinante para o sucesso colectivo, quem joga efectivamente são os jogadores, seres humanos. E isso vai sempre manter o jogo como aleatório.

Compete ao treinador criar situações no treino que exemplifiquem o melhor possível a forma como pretende que a equipa jogue, preparar a equipa para todos os momentos do jogo e eventualmente focar-se mais naqueles em que a mesma demonstra maior dificuldade. Seja a forma como a equipa saí a jogar, na transição defesa-ataque, ou a organização defensiva ou ofensiva.

Assim sendo, a meu ver o papel do treinador é retirar aleatoriedade ao jogo! Torná-lo mais controlável, tentar que o mesmo decorra da maneira que pretendemos, reduzir ao mínimo a influência da sorte/azar! Mas estará sempre refém da bola que bate no poste e não entra, no fora de jogo que não foi assinalado, do golo inesperado do adversário num pontapé de primeira.

Não quero com isto dizer que o objectivo deve ser robotizar o jogo! Como disse, vão haver sempre factores aleatórios que fazem com que cada jogo seja diferente, a juntar naturalmente ao adversário (ainda que também este deva ser bem estudado e a informação sobre o mesmo passada à equipa, individual e colectivamente). Mas quanto mais o treinador conseguir anular a sorte ou o azar (palavras das quais não sou fã), mais perto estará do sucesso! Depois, são os jogadores que decidem.

Naturalmente, todos os treinadores são julgados pelos resultados. Ainda assim, é importante ir um pouco mais fundo para perceber se o trabalho do mesmo tem sido ou não positivo. E alguns treinadores conseguem valorizar e melhorar alguns jogadores ou simplesmente "esconder" as suas fraquezas. Mas no fim do dia, por muito que se tenha valor e se venha efectuando um trabalho de excelência, quando a bola caí no pé do craque adversário e termina no fundo das redes, a equipa perde e tudo vai por água abaixo. Ou não! Ou não...

 

Saudações Desportivas

Autoria e outros dados (tags, etc)

Publicado às 11:11



"What they did to me... What I am... Can't be undone!"


calendário

Janeiro 2015

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031