Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]


Decisions Matter!

por TM, em 14.10.13

A vida de todos nós é marcada por decisões. Tudo o que fazemos, desde a coisa menos importante até à mais, implica da nossa parte a decisão de o fazer ou não. Temos sempre a possibilidade de optar, o sim ou o não, o ir ou ficar. E talvez essas decisões pequenas, que vamos tomando desde que acordamos, no nosso dia a dia, como decidir se nos levantamos mal toca o despertador ou se ficamos mais 5 minutos na cama, acabam por influenciar as restantes decisões, porque estão encadeadas umas às outras, e são uma preparação para decisões mais importantes que necessariamente vão surgir na nossa vida e com as quais teremos que lidar.

No limite, o mais difícil não será tomar a decisão, mas sim lidar com as consequências dessa mesma decisão. Porque naturalmente, aquilo pelo qual optamos influência também quem nos rodeia e gera reacções que podem ser mais difíceis de lidar.

Posto isto, o que é afinal mais importante? Tomar decisões ponderadas, espontâneas ou preocupar-nos essencialmente com as reacções às nossas decisões? A resposta está a meu ver no seguinte: consciência tranquila e sentimento de justiça!

Será normal que perante uma decisão nossa, alguém não fique satisfeito. Faz parte da vida, seja por egoísmo nosso ou alheio. E por isso mesmo a única coisa que devemos tentar garantir é que agimos bem, segundo a nossa personalidade e valores, fazendo algo que consideramos justo! Obviamente, para que estes elementos se conjuguem, podemos ser obrigados a colocar-nos em situações menos favoráveis em relação aos outros. E é exactamente por isso que, se estivermos de consciência tranquila e sentirmos que fomos justos, podemos ou devemos estar descansados.

A única sugestão que penso deva fazer, é algo que ligo ao futebol e que tem sido de cada vez maior importância: temporização! Será, numa tomada de decisão, seja a jogar futebol ou na vida, o melhor que devemos fazer para que tudo à nossa volta continue a "andar" e nós tenhamos a calma e a capacidade para ponderar, reflectir e... decidir da melhor forma! Mas como todos sabemos, só há uma coisa que não se pode comprar essa coisa chama-se tempo. Portanto é preciso criar momentos propícios para a temporização. Não serão fáceis, mas são importantíssimos! Tão importantes como certas decisões que tomamos ao longo da nossa vida!

 

Saudações Blogueiras

Autoria e outros dados (tags, etc)

Publicado às 12:31



"What they did to me... What I am... Can't be undone!"


calendário

Outubro 2013

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031