Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


Era uma vez um clube...

por TM, em 13.08.13

Em tempos, quero acreditar que não muito longínquos, o meu Benfica era um clube digno e respeitável. Infelizmente, não tive oportunidade de presenciar os anos e as vitórias gloriosas, tanto nacionais como internacionais. Sou de um tempo em que o meu clube se deixou cair numa crise profunda e foi ultrapassado por um rival, o Porto, que inclusivamente já conta mais títulos em futebol do que nós. E durante anos, muitas vezes com razão, nos queixamos de arbitragens, de jogos de bastidores e de influências externas que ajudaram a essa ultrapassagem e à nossa crise.

Nos últimos anos o clube melhorou. Não voltou ao lugar de outrora, mas melhorou. Um título muito de vez em quando, melhores prestações europeias, melhor qualidade de jogo. Mas o rival continuou a ganhar mais. E pior, o meu clube já não é o que era... Não falo dos títulos, não falo da glória. Falo da personalidade, falo do brio, falo da mística, falo do respeito, falo de honestidade! O meu clube vendeu a alma ao diabo para tentar competir com o rival e já não é o mesmo. Fecha os olhos às coisas mais óbvias, faz os negócios mais sujos, para interesse maioritariamente pessoal do que do próprio clube (o que ainda assim não os justificaria), tenta jogar com as mesmas armas dos outros esquecendo que ganhar a qualquer custo não é o mais importante! O Benfica perdeu os valores e ninguém parece muito preocupado com isso. Os adeptos, os sócios, são enganados das formas mais claras e parece que fazem que não vêem. E tudo isto, não nos deu mais nada. Nem mais títulos, nem mais glória, muito menos mais respeito e identidade própria. Copiámos muito do que os outros já faziam e esquecemo-nos que, para além de o Benfica não ser assim, iria perder em experiência em actividades ocultas que os outros praticam à anos.

Era um vez um clube que era o meu, de coração, o Sport Lisboa e Benfica. Hoje, é uma pálida imagem não da sua história, mas das pessoas que o representam, do Presidente ao Treinador, passando por toda a direcção e plantel. Pessoas que não têm vergonha do que tem feito, por mais ilícito que seja, e que continuam a andar na cara como se nada se passasse. Continuam a apregoar que o sucesso está ao virar da esquina quando nós, adeptos, só vimos dúvidas e incertezas. Quão grande será o "buraco" quando Luís Filipe Vieira sair do clube?

Este mesmo clube tem um canal de televisão que me faz lembrar Hitler e Goebbels, propaganda pura sem o mínimo de clareza na informação. Um canal que infelizmente só assinei por causa do investimento tresloucado feito na Premier League.

Era uma vez um clube que se esqueceu que não pode perder a sua identidade, para não se arriscar a perder o seu bem mais raro, os adeptos! Este clube é cada vez menos o meu... porque não me identifico!

Acredito que com o avançar da idade a emoção vai dando cada vez mais lugar à razão. E a paixão pelo clube talvez se transforme cada vez mais em paixão pelo desporto. Já não me deito após uma derrota. Já não como, em modo esfomeado, quando estamos a perder. Resignei-me. Porque este "clube", actual, não merece o meu sofrimento e paixão. Resta o amor ao futebol. Felizmente Maradona sabe o que diz e realmente "... la pelota no se mancha!".

 

Saudações Benfiquistas

Autoria e outros dados (tags, etc)

Publicado às 11:31


1 Comentário

De Bernardo Ferrão a 15.08.2013 às 23:43

Tudo o que sinto exprimido neste texto!

Tudo escrito com palavras que vêm do coração, da alma, e que representam bem a nossa (adeptos) tristeza/sofrimento. Tudo o que escreveste é verdade. Hoje em dia já não sou o adepto fanático do Benfica, sou apenas mais um simpatizante do clube. Como apaixonado por futebol, assinei a Benfica TV, tal como dizes, para ver (e deliciar-me com) a Premier League.

A vida é feita de ciclos e espero que esta fase (quero tentar chamá-la assim) do Benfica seja nada mais que isso ... um ciclo! É triste mas é a dura realidade.

Comentar Post



"What they did to me... What I am... Can't be undone!"


calendário

Agosto 2013

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031