Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]


Menos Portugal

por TM, em 26.03.13

Os destinos do País e da Selecção Nacional de Futebol parece cruzar-se, infelizmente para um final pouco feliz. Há cada vez menos Portugal em cada um de nós e cada vez menos portugueses no seu país, como existem cada vez menos valores na Selecção e com isso, piores resultados.

Dia após dia, os portugueses parecem mais insatisfeitos com o seu país e com a vida que têm. Seja esta uma análise totalmente justa ou não, porque todos se queixam mas provavelmente nem todos têm razões para isso, o que é certo é que o país atravessa uma crise profunda, penso que mais do que económica, de identidade. Nos dias de hoje, o que é afinal ser Português? Viver do oportunismo, do "chico-espertismo" e queixar-se por tudo e por nada?

Vejamos, o que se passa com a selecção portuguesa é um espelho do país. Cada vez mais (apesar de não ser um fenómeno apenas de agora), os bons jogadores portugueses, que são cada vez menos, estão a jogar em campeonatos estrangeiros. Ora no nosso país, o fenómeno de trabalhar noutros países também não é de agora mas tem vindo a crescer cada vez mais. A insatisfação é geral, os problemas económicos têm tendência a aumentar e não parece que vá surgir para breve uma solução que permita melhorar a qualidade de vida da população.

Futebolisticamente falando, a situação é muito parecida. Existem cada vez menos jogadores portugueses a actuar em Portugal, basicamente devido a 2 factores: pouca aposta na formação e no "jogador português" e também pouco valor/capacidade dos jogadores. Esta situação tem levado a que os resultados sejam cada vez piores ao nível das selecções nacionais, com especial destaque para as fases de qualificação. Nas fases finais, o factor motivacional tem feito a diferença, bem como a qualidade de alguns jogadores. Mesmo assim vão faltando opções e isso é cada vez mais notório.

Se os Governos vão passando e nada melhora, no futebol Paulo Bento foi pouco mais do que Scolari (se é que foi algo mais...). Foi suficiente, reuniu as tropas com os jogadores que quis, não justifica as suas opções (quero, posso e mando!) e os resultados têm estado a vista. Duvido que continue mesmo que ainda se vá a tempo de marcar presença no Mundial do Brasil.

Sou um muito orgulhoso português! Mas sinto que há cada vez menos Portugal... e a culpa não é de mais ninguém, apenas de nós, os Portugueses! Podemos e devemos ser melhores e o que temos sido, salvo raras excepções, é demasiado pouco para o que podemos ser e atingir. É preciso que, juntos, sejam dados passos em frente rumo ao sucesso. De preferência a começar já hoje, pelas 17h. Porque se continuarmos a ser menos Portugal do que podemos ser, vamos continuar a queixar-nos do nosso triste "fado" e a ver os outros ficar com a glória!

 

Saudações Nacionalistas

Autoria e outros dados (tags, etc)

Publicado às 12:04



"What they did to me... What I am... Can't be undone!"


calendário

Março 2013

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31