Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


As diferenças entre Messi e CR7

por TM, em 19.02.13

O mundo do desporto tem vivido nos últimos 2/3 anos uma luta titânica, diria eu nunca antes vista! Claro que já existiram outros craques, em várias modalidades, que geraram uma rivalidade grande e também uma inevitável disparidade de apreciações. Mas acho que nenhuma outra atingiu os níveis desta, entre Lionel Messi e Cristiano Ronaldo.

Começo por dizer aquilo que quem me conhece e acompanha o blog já sabe: sou super fã de Messi, para mim o melhor do Mundo e talvez mesmo o melhor de sempre! Mas sou também um português orgulho pelo trabalho e percurso do meu compatriota, que eleva o nome de Portugal por todo o Mundo como um dos grandes jogadores que este desporto já conheceu.

Antes de mais, Messi e Ronaldo são muito diferentes. Messi é um talento puro, trabalhado desde muito cedo no Barcelona e completamente formato ao "chip" de "La Masia". É, a meu ver, um jogador com uma inteligência futebolística tremenda e que sabe perfeitamente o que tem que fazer para ser eficaz tanto no seu jogo como no da equipa. Não o vemos em grandes fintas circenses, porque não é o seu estilo. Arranca com a bola colada ao pé, desvia-se dos adversários, chama a si a atenção de dois ou três jogadores e... isola um companheiro. Ou remata e faz golo. Tem de facto uma percepção do jogo tão incrível que podemos efectivamente estar perante o melhor jogador de todos os tempos! A nível de técnica, acho inegável que por exemplo Maradona é melhor que o argentino mais novo.

Ora Ronaldo foi formado pelo Sporting, jogador de enorme velocidade e capacidade física mas também com inegável capacidade no 1 contra 1. Partiu para Manchester e aliou à capacidade física, potência física. Tornou-se um goleador temível tendo em conta a posição que habitualmente ocupa no campo. Atingiu o patamar mais alto de melhor jogador do Mundo e partiu para Madrid. Aí, apresenta números impressionantes na equação jogos/golos. Nesta escala Manchester/Madrid, perdeu a capacidade no confronto directo com os defesas pela finta, apostando muito mais na velocidade e desmarcação e aumentando ainda mais a sua capacidade goleadora. Mas tornou-se menos espectacular e a meu ver, mesmo continuando a ser fantástico, preferia sem dúvida o CR7 do United. Marcava menos mas era mais espectacular!

Depois, à volta destes dois monstros do desporto existem sempre um enorme "buzz", pois a sua presença é sempre notada, não apenas nos estádios. A qualquer sítio onde vão, existe uma câmara para captar o que estão a fazer e como estão a fazer. E toda uma máquina social para criticar ou elogiar. E nos últimos tempos têm surgido muitas situações a criticar mais um e a elogiar mais outro, concretamente a criticar mais Messi e a elogiar mais CR7. Nada de anormal, pois à uns tempos atrás os papéis estavam trocados.

O que penso sobre estes aspectos extra futebol? Penso que foi criada uma ideia errada e muito extremada em relação a ambos. Messi foi considerado um "anjinho" que naturalmente não é e Cristiano um arrogante egocêntrico que também não será totalmente verdade. Penso que é mesmo neste aspecto que serão mais parecidos, dentro das respectivas diferenças. O argentino teve provavelmente a sorte de apanhar uma super equipa com ele que lhe permite ganhar muitas vezes e demonstrar menos vezes mau perder do que Ronaldo, que acabou por ter 2 anos iniciais em Espanha especialmente difíceis. Depois, um e outro vão tendo atitudes que podemos considerar melhores ou piores. Agora recentemente tivemos o suposto episódio de Messi com Arbeloa e com este pequeno adepto em Granada, com Ronaldo já tivemos a situação com Carlos Queiróz no Mundial e em Guimarães onde supostamente também ignorou uma criança e acabou por levar aos gritos por Messi da parte de um adepto. Sinceramente, penso que cada um tem a sua maneira de estar, um mais tímido, outro mais sociável, mas naturalmente, como qualquer um de nós, têm dias menos bons e não podem ter sempre um sorriso para toda a gente em todas as situações. E têm, felizmente, mau perder. Se bem que deva ser controlado, naturalmente.

Por último, a razão maior do texto. É que a diferença entre Messi e Ronaldo não está nestes vídeos virais de Youtube nem nas supostas polémicas que vão surgindo. A diferença entre ambos também não é, a meu ver, as 4 bolas de ouro de um e a única que o outro tem. A diferença meus caros, para mim, é só uma: Messi joga e é analisado como um dos melhores de sempre, já considerado por muitos efectivamente o melhor jogador de futebol que alguma vez existiu, Ronaldo luta todos os anos para ser o melhor... do ano! Esta diferença, a meu ver, resume tudo. O resto? O resto é a sorte de poder desfrutar e ver ao vivo estes dois enormes jogadores e vê-los jogar um contra o outro e motivarem-se para superar o rival, jogo após jogo. Que nunca se esqueça o essencial: o importante é o que jogam, não a nacionalidade nem as atitudes extra futebol. O exemplo de Maradona não deve ser esquecido e ele é sem dúvida um dos ídolos mais consensuais do Mundo do desporto...

 

Saudações Desportivas

Autoria e outros dados (tags, etc)

Publicado às 16:11


1 Comentário

De Kidson muasha a 12.03.2013 às 07:58

cr7 é um jogador extremamente bom assim como o messi, mas ventualménte messi é um jogador super dotado. e cristiano artificial, o qui significa que cr7 enquanto faz horas atreinar messi acorda para jogar. porém nao eu nao queira dizer que messi é melhor, pelo contrario. na minha opiniao pa discubrir as abilidades de cada jogador é por e os ajogar na rua ai sim veremos os hat-tric que cada jogador faz. eles sao extremamente astros. cifrando:\"messi leva as bolas do ouro e cr7 faz o melhor por amor aca

Comentar Post



"What they did to me... What I am... Can't be undone!"


calendário

Fevereiro 2013

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
2425262728